Vinagre de maçã, não vivo sem!

15 Apr 2015

Começo a série dos produtos "não-vivo-sem" com o vinagre de maçã.
Poderia dizer que também ele abre a série dos produtos 1001 utilidades. Vinagre de maçã (assim como bicarbonato de sódio e limão) deveria estar na cesta básica! Esses ingredientes são extremamente alcalinos (acreditem) e ajudam o corpo à lutar com o excesso de ácidos e radicais livres que somos bombardeados todos os dias. Parece difícil de acreditar mas embora o pH do vinagre seja em torno de 3 (extremamente ácido) ele ajuda muito a alcalinizar o nosso pH.


EM CASA
Por via oral o vinagre é conhecido por ajudar a reduzir a glicose no sangue (alô quem tem diabetes!). Além de ser um grande auxiliar no tratamento de cândida. E regulador de pH do sangue. Eu tomo todo dia!

Além do uso, digamos, normal dele, na cozinha, ele também serve pra limpar alimentos. Deixe de molho maças, uvas, tomates, folhas e vegetais e boa parte do veneno dos agrotóxicos (pelo menos os mais superficiais) vai embora. 
Vinagres, de forma geral, são excelentes limpadores de tudo: misture vinagre com agua e óleos essenciais e você não precisa mais usar aqueles produtos tipo "multi uso" tradicionais super tóxicos (só uso isso em casa). Vinagre é super anti bactericida. Por isso tão eficaz quanto esses produtos, com a vantagem de ser muito mais barato e "verde".

 

 


Mas a parte mais legal do vinagre de maça é ESTÉTICA!
No cabelo dá um brilho sensacional. Misture 1 parte de vinagre e 1 parte (ou mais) de água - pode usar também os hidrolatos: água de rosa, ou de laranja, ou uma mistura de águas e hidrólatos) e gotas do óleo essencial da sua referência, e substitua o shampoo e/ou condicionador se você gostar. Se preferir usá-los também, não tem problema. Você vai ver diferença no primeiro uso. Limpa, dá muito brilho, e ajuda a melhorar vários problemas no couro cabeludo pois ajuda a equilibrar o pH.
Não se preocupe que o cheiro não fica.
Eu por exemplo quase não uso o combo shampoo/condicionador, e prefiro lavar só com vinagre e óleo essencial.

Como desodorante, por ser um poderoso bactericida, o vinagre funciona muito bem. Principalmente em combinação com o bicarbonato de sódio, substitui muito bem os desodorantes convencionais (que são bastante controversos - vou falar disso num futuro post). Só passar em baixo do braço, usando um algodão ou paninho.

Mas pra mim o melhor uso do vinagre é diretamente na pele, como tônico, limpador, demaquiante, regulador de pH... Pode usar a mesma medida para o cabelo (se bem que eu às vezes nem misturo nada), num algodão direto na pele. Deixa a pele extremamente macia e bonita, no primeiro uso. Há 6 meses eu uso diariamente. Amo! Não há tônico melhor. Recomendo demais. Ajuda no tratamento de acnes, e todos os outros problemas relacionados à infecções bacterianas. É excelente pra quem tem psoríases e outros males da pele que podem ser tratados com regulação do pH. Serve para todas as idades. É especialmente bom nas peles jovens e de adolescentes, já que limpa muito bem.

Outro usos incluem "after-sun" e pequenas queimaduras. Ajuda a diminuir a sensação de queimação, reduzir o inchaço e na recuparação da pele. 
Uma amiga me falou em vinagre em pequenas manchas-roxas (tipo aquele chupão (des)agradável ;) e pequenas topadinhas).

Vinagre é milagroso pois ajuda a regular o pH da pele e do corpo.
Se você conhecer alguma outra utilidade, escreva pra mim!  


*Principalmente pra ser usado na pele procure comprar, se puder, os biológicos (em geral tem sedimentos, o que é ótimo sinal).


** querendo saber mais: http://curezone.com/blogs/fm.asp?i=973738

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Cosmética consciente | consumo consciente | cosmética natural | Sustentabilidade  |  DIY  | cosmética artesanal  |  Slow Cosmetics  | Beleza Sustentável  | Slow Beauty