top of page

"Sem conservantes": não existe isso!

Já falei num outro post sobre os parabenos (aqui). Ainda acho que precisam e são facilmente evitados. Existem outros bons conservantes para cosméticos no mercado. Não é nada impossível de substituir. O problema é que a palavra "conservante" virou um pavor no "mercado". Tipo se tem "conservante"o produto é menos natural.

Acontece que se um produto contém ÁGUA na sua composição não há nenhuma outra maneira de evitar bactérias, fungos e micróbio crescendo enlouquecidamente. Isso inclui a maioria dos produtos cosméticos usuais: cremes, loções, gels, e por aí vai, a não ser produtos que sejam feitos apenas com óleos, manteigas e ceras. Para os oleosos se usa a vitamina E como anti-oxidante e algum óleo essencial para ajudar a evitar a rancificação do óleo, mas microorganismos dificilmente crescem em fórmulas a base de óleo.

É impossível fazer um produto com água na fórmula sem conservante.

O que significa que... quando alguém te diz que um produto é "sem conservante" é porque o conservante está escondido em algum outro ingrediente, em geral no label "perfums" ou "fragrances". Ou sequer foi listado pois não há obrigatoriedade de se colocar no rótulo ingredientes em concentrações menores que 1% da fórmula. E se não é listado, qualquer coisa pode ser colocada ali... inclusive parabenos e produtos derivados de petróleo!

Às vezes é melhor saber qual é o conservante usado, "gostar" dele ou não, e poder escoher do que simplesmente ignorar que ele existe!

A busca por conservantes cada vez menos tóxicos é uma crescente. Eles existem e podem ser tão bons quanto os de largo alcance (como são os parabenos e formaldeídos). Em produtos naturais geralmente são usados glicerinas, alcools e alguns óleos essenciais - como alecrim, tomilho, citricos - e antioxidantes como vitaminas E e C.

Uma dica boa na hora de "escolher"seu conservante é preferir produtos mais frescos, que tenham menos tempo de prateleira. Normalmente 9 meses é um tempo razoável pra um cosmético poder ser guardado.

Outra maneira de assegurar que não está colocando muito veneno pelos poros é fazer seus produtos sempre frescos. Ou usar apenas composições oleosas, que podem ser "conservadas" (nesse caso o certo seria evitar a oxidação) com vitamina E, óleo essencial CO2 de alecrim, pó de alecrim, alguns outros óleos essenciais combinados (comojá disse: limão, tomilho, todos os pinhos, eucalipto, hortelã, lavanda), óleo de neem.

Produtos muito ácidos (como vinagres) ou com teor de açucares alto (doces, mel, etc) também são naturalmente auto-conserváveis. Isso significa que também podem ser preparados com antecedência e ficar guardados: exfoliantes, tônicos e afins.

Beijos frescos!

Saúde!

Na dúvida visite também: www.ewg.org www.safecosmetics.org

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page