top of page

Porque eu AMO óleos

Porque os óleos carregam pra dentro das céulas a maioria dos ácidos graxos e vitaminas (a maioria é lipossolúvel) que a pele precisa pra continuar sua linda trajetória de trabalho perfeitinho, pra guardar a água e ficar saudável.

São os óleos que ajudam também a proteger a camada mais externa da epiderme.

Eles são lindos, são saudáveis e só ajudam, mesmo peles oleosas, que são aquelas que são tão craques em produzi-los que precisam de menos ajuda, mas NÃO precisam ser ensaboadas mil vezes por dia porque aí sim vão fazer o que sabem fazer melhor: produzir mais óleos! Ao contrário, podemos alimentá-las com outros óleos mais fininhos, mais leves que vão ajuda-la a se equilibrar (canhamo, chia, kiwi, semente de uva, prímula, rosa mosqueta, por exemplo).

A implicância com eles e nossa mania de produtos "oil free" vem do antigo (e ultrapassado) hábito da industria cosmética de usar óleo mineral nos produtos. Como ele é comedogênico (e entope os poros todos) todo mundo fica com a pele pior, principalmente a do rosto.

Óleos vegetais (contei a diferença no post aqui), ao contrário carregam vitaminas que são importantissimas e fazem um bem danado pra pele. É só saber usar que os benefícios são impressionantes.

Uma combinação bacana de óleos e manteigas tem resultados incríveis. A forma de combiná-los é a chave pra entender o poder que eles tem.

Uma maneira simples de combinar os óleos que pode ajudar no preparo de boas fórmulas é pensar nas suas propriedades deabsorção pela pele e densidade (mais leves=mais rápidos; mais densos=mais devagar, mas tb mais emolientes e hidratantes).

Fiz aqui uma tabelinha com sugestões de óleos vegetais que amo e uso sempre e que podem ser combinados dependendo da sua necessidade.

Lembrando que óleos vegetais não estragam, mas rancificam, que é como oxidar. Os mais leves oxidam normalmente mais facilmente, pra eles é sempre bacana adicionar vitamina E oleosa. Ajuda a retardar a oxidação e conserva o óleo melhor pro uso. Para esse fim 1 a 2% de vitamina E é suficiente.

 

LEVES:

Chia Kiwi Cártamo Prímula Semente de Uva Rosa mosqueta Canhamo

MÉDIOS :

Girassol Gergelim Jojoba Semente de Abobora

DENSOS :

Azeite Amendoa Castanha do Pará Macadâmia Abacate Argan

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page