top of page

Desodorante

Sinto que o desodorante é talvez um dos produtos mais difícieis e ao mesmo tempo um dos mais nocivos entre os produtos convencionais.

Isso porque o mecanismo de funcionamento dos desodorantes convencionais seja evitando o suor. E não suar, principalmente pelas axilas que são parte importante do sistema linfático, significa bloquear o bom funcionamento do corpo. A transpiração é importantissima para equilíbrio ionico, controle da temperatura e desintoxicação do corpo. Não suar não é a solução apropriada para evitar odores desagradáveis.

A solução natural é bem mais simples: evitar o crescimento de micro-organismos que mortos, fedem! É manter essa região não agradável para bactérias e afins.

Mas como? Com óleos essenciais bactericidas. Com mudanças de pH, deixando a região alcalina ou ácida demais para essas espécies.

Os principais ativos que usamos para desodorante são:

Bicarbonato (ajuda a controlar o cheiro) e Leite de Magnésia: alcalinos,

Alcool e Vinagre de Maçã: ácidos e ajudam a tirar o cheiro

Argilas, Polvilho, Maizena, e outros amidos: ajudam a deixar a axila sequinha

Óleos essenciais: atuam como bactericida, e perfumam

Óleo de coco: bactericida e base

Hidrolatos: base

Existem vários desodorantes bons que podem ser feitos em casa. Cada pessoa vai se dar melhor com um ou outro, e isso é normal. É preciso mesmo experimentar, e adaptar a receita ao seu gosto e necessidade. Fiz um vídeo com o que mais gosto e uso em mim, que é o de Leite de Magnésia.

Outros também são possíveis e adorados por aí:

O bicarbonato de sódio pode ser usado puro, mas pode ocorrer sensibilidade, coceira e irritações. Nesse caso o ideal é misturar com óleo de coco e óleos essenciais, ou fazer um talco com os amidos e argila misturados aos óleos essenciais também (sempre).

Alcool com hidrolatos e amidos e argilas com óleos essenciais também são bons. É só colocar num frasco de spray e usar.

Recomendo os seguintes óleos essenciais e hidrolatos.

ÓLEOS ESSENCIAIS (que eu adoro)

Hortelã*, Lavanda*, Sálvia*, Tomilho* e Teatree*, (*os que eu mais uso), além de Eucalipto, Alecrim, Limão Taiti (siciliano tb), Capim Limão, Laranja, Litsea, Pinhos

HiDROLATOS

Mangericão, Alecrim, Lavanda, Teatree

Aqui também tem o vídeo que fiz com a receita do que eu uso em casa. É simples de fazer e talvez por seu uso diário, um dos melhores produtos pra substituir.

Corre lá e faz o seu também.

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page