Educap

O Educap é um espaço de convivência e de conhecimento localizado no Complexo do Alemão. Trabalha dando suporte de todas as naturezas para os moradores da região. Desde grupos de apoio, atendimento jurídico, psicológico, comunitário, profissional, etc, vários projetos acontecem simultaneamente.

O lugar é lindo, agradável e diverso.

A estrutura financiada pelo governo da Inglaterra, é feita de containers coloridos que abrigam saberes, cuidados e afetos, além de biblioteca, sala de informática, espaço para cursos, encontros e atendimentos das mais diversas naturezas.

O Projeto Piloto

Esse trabalho nasceu do afeto, amizade e admiração profundos. 

Lucia é assistente social, líder comunitária, poderosa, empreendedora, uma fortaleza que trabalha em prol da sua comunidade. Fundou e gerencia o Educap.

Conheci a Lúcia e fiquei impressionada com sua força, nos identificamos imediatamente nas nossas buscas, anseios com trabalhos tão distintos, à principio. Decidimos juntar nossos trabalhos.

Sempre acreditei que um novo paradigma de consumo e uso de cosméticos além de transformador do ponto de vista pessoal, tem um poder para mudanças sociais e ambientais.

Esses encontros são um tempo para discussões sobre empoderamento, auto estima, sustentabilidade, reciclagem de embalagens, reuso e novas formas de estar no mundo, com forte foco no artesanal. Incentivamos uma construção coletiva de conhecimentos e de produtos.

O trabalho consiste inicialmente em trabalhar com o grupo de mulheres e adolescentes e discutir cosmética consciente, sustentabilidade, limpeza geral, natural e ecológica. Aumentando a consciencia nas escolhas.

 

Fazemos oficinas e encontros mensais e gratuitos, abertas pra quem quiser.

AS OFICINAS

São discussões, e rodas de conversas com soluções e substituições para problemas e questões do dia-a-dia, usando recursos naturais, reaproveitáveis, saberes tradicionais e modernos, e métodos fáceis e práticos.

Receitas, dicas e muito papo.

No fim, todos fazem alguns produtos para levar: desodorante, limpador multi-uso para casa, tônico facial, maquiagem...

Alguns resultados 

Além do resultado pessoal e de empoderamento, a diminuíção do resíduo produzido pela consumo de cosméticos e produtos de limpeza, e a conscientização ambiental. Temos também a vontade de construir coletivamente uma marca que pode ser fonte de renda e/ou troca entre as pessoas da comunidade.

Este projeto acontece desde Setembro de 2016, numa parceria minha com o Educap.

Para mais informações e para saber como ajudar, entre em contato conosco!

Cosmética consciente  | cosmética natural | Sustentabilidade  |  DIY  | cosmética artesanal  |  Slow Beauty  | Beleza Sustentável  | Cosmetica criativa