top of page

Proteção Solar Natural

Proteção solar é sempre aquela polêmica...

Isso porque a maioria dos óleos sofrem oxidação com a exposição prolongada à luz solar. Além disso, seus fps variam dependendo de uma monte de fator como safra, cmo oxidação, etc, e normalmente não podem ser fixados. Alguns como o de coco (por ser saturado e não oxidar tão facilmente), o de framboeza (que tem um bom fator de proteção) podem ser usados como carreadores dos outros ingredientes.

Ao mesmo tempo eu recomendo sim, protetores feitos em casa (ao contrário de um monte de gente pela internet). Só que TEM QUE saber fazer.

Esse não é um post com receita! Mas sobre ingredientes importantes.

A melhor forma é em forma de pasta/pomada/unguento que contenha CERA DE ABELHA. Recomendo a cera porque por não ser absorvida pela pele, ela ajuda a formar uma camada que mantém o creme sobre a pele!

Outra coisa que deve estar lá é OXIDO DE ZINCO e DIÓXIDO DE TITÂNIO

Eles fazem a proteção física e devem ser uma parte significativa do produto (maior que 10% da mistura). São usados pela industria pra fazer proteção solar física! Devem ser muito bem misturados se forem usados artesanalmente.

Ah... deixa a pele um pouco branquinha.

As manteigas vegetais tb podem ajudar na consistência e na proteção da pele. Recomendo karité, cacau e muru-muru.

Um ingrediente que pode ser adicionado (menos de 10%) é um macerado de Urucum, que também ajuda a dar proteção (mas cuidado, não é protetor por si mesmo).

Vitamina E, sempre que tiver óleos e manteigas pra evitar oxidação da mistura e da pele.

Uma alimentação anti-oxidante também ajuda a prevenir as mazelas do sol excessivo que roal por aí.

A melhor proteção ainda é SOMBRA, roupas e muita atenção!

E no caso delas não serem opção uma vez ou outra, se joga nos protetores nem tão naturais e curta. A idéia é tentar fazer o mínimo possível. Existem poucas marcas no mercado que são cuidadosas com os ingredientes e podem ser usadas sem medo, infelizmente.

Não coloco marcas aqui neste post, pois elas variam no tempo e na região. Recomendo procurar nas lojas que você confia e principalmente LER os ingredientes!

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page