top of page

Esmalte


No Brasil, principalmente, pintar a unha é um hábito tão comum que parece às vezes uma obrigação feminina. Não é!

Ninguém fica mais "confiável", "elegante", ou "séria" só porque tem a unha feita. Quem te faz confiável, elegante, séria, ou sexy são as atitudes, a forma como falamos, andamos, nos colocomamos na vida. Nada contra o fato de você gostar de ter a unha feita, apenas quero tentar imaginar que a gente pode escolher ter ou não.

Mas esse post não é um manifesto contra fazer as unhas. É sim um alerta sobre os ingredientes tóxicos que a maioria dos esmaltes apresentam. Aquele cheiro forte e caracteristico carrega muito ingrediente nocivo. para o pulmão de quem sente o cheiro e também por contato.

Os esmaltes de unha assim como conhecemos hoje nasceram junto com a industria... AUTOMOBILISTICA!

Sim, o que usamos nas unhas é muito parecido com tinta para carros (outra utilidade dos esmaltes é pintar superfícies metálicas lisas como carros, latas, etc...).

Ele é listado em 49% das marcas de esmaltes no mercado! Quase metade!

Essa pesquisa também testou 10 diferentes marcas de esmaltes para este ingrediente. E o encontrou em 8 delas. E em 2 delas este ingrediente havia sequer sido mencionado! Ops!!!!!

TPHP é usado pra o esmalte durar mais e ficar mais flexível, por isso a porcentagem dele é maior em esmaltes transparentes e bases!

E esse não é o único ingrediente tóxico utilizado em esmaltes, e removedores de esmalte.

Parabenos, formaldeídos, toluenos, phtalates (DBP) e muitos outros estão entre eles. Só o cheiro do esmalte pode ser responsável por casos de asma e alergias respiratórias.

Esmaltes devem ser principalmente evitados em casos de fungos, problemas na unha, gravidez e alergias respiratórias graves.

É importante entendermos o quanto hábitos tão corriqueiros quanto pintar as unhas com muita frequência podem trazer maleficios a longo prazo. Não quero dizer com isso que fazer a unha não é bacana. Eu sei que é uma delícia ver sua mão linda, usar cores bacanas pra levantar o astral. Só quero dizer que não precisamos fazer disso uma obrigação, nem símbolo de coisa nenhuma, porque há, sim, riscos para a saúde. E é imporatante que exerçamos nossa liberdade de escolher quando queremos lançar mão deste recurso, e quando não queremos pagar esse preço.

Um beijo pra vocês!

(foto: eu, minha mãe e minha filha, sem filtros, sem esmaltes)

Para quem quiser ler o estudo e as referências:

http://www.ewg.org/research/nailed/nail-polish-chemical-doubles-furniture-fire-retardant

http://www.dermadoctor.com/blog/nail-polish-ingredients-avoiding-the-toxic-trio/

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page