top of page

Estatisticas e uma reflexão

Impossível esquecer que sou física e não importa o que fizer na vida carrego esse olhar, matemático-científico.

Tudo isso pra dizer que não resisto à olhar estatisticas e afins... mesmo quando penso em beleza e cuidados... afinal, sempre bom olhar pra onde a bussola aponta. Elas me ajudam a entender muito de mim, dos outros e do rumo do mundo. É pra isso que recorro a elas nas horas que quero ter idéias.

Esses dias reli uma pesquisa de mercado muito interessante que a Dove fez e achei pertinente dividir alguns dados aqui desta e de outras pesquisas sobre habitos de beleza.

Esse é um mercado que movimenta mais de US$200 bilhões/ano. É muito dinheiro! E que só cresce, tendo tido aumento de 10% entre 2011 e 2016. É muito poder!

Imagine o que ele não pode fazer por vc ;)

O Brasil, junto com Asia e Estados Unidos são os maiores consumidores de cosméticos, cada um a sua maneira: No Brasil com predominancia de produtos pra cabelo, na Asia para o rosto. Na Europa e Estados Unidos, cuidados pessoais e limpeza.

E sabe por que? Porque nossa diversidade é muito maior! Sim, nossos cabelos são um exemplo da enorme possibilidade de mistura que humanos foram submetidos por aqui.

Infelizmente, a gente não vê (ainda) por enquanto tanta diversidade refletida nos cabelos das mulheres. Está melhorando mas é uma pena que ainda o padrão europeu/americano impere no ideal de beleza por aqui.

Não é à toa que no mundo 96% das mulheres não descrevam elas mesmas como "bonitas". 96! Ninguém se acha bonito praticamente. (Ou seja quase todas as mãe do mundo estão erradas! Quase tod@s @s parceir@s estão errad@s. Quase tod@s @s amig@s : errad@s! Impossível!)

Ainda assim, são as brasileiras as mais confiantes quando respondem sobre sua própria beleza: 6% se consideram bonitas, enquanto a média mundial é apenas 4%.

Muito embora... sejam também as recordistas em cirurgias plasticas e/ou no desejo de fazer uma. 54% das mulheres brasileiras gostariam de entrar na faca, quase o dobro da média mundial de 26%. Somos contraditórias... somos bem mais do que pensamos. ;)

Gastamos muito dinheiro (no Brasil em média quase R$1000/ano) e tempo com nossa aparência... No mundo, em média, gastamos o triplo do tempo de manhã às segundas comparado com sextas. =) Porque né? Dá uma preguiça... Pra 1/3 das mulheres pisar na rua sem maquiagem, impossível!

Recomendo a leitura da pesquisa da Dove (pdf aqui).

Recomendo que avaliemos nossos padrões e modelos.

Recomendo que a gente repense hábitos e reflita quem está mandando nas nossas escolhas.

E principalmente! Recomendo que acreditemos mais nas nossas mães, amig@s, amores... eles nos conhecem bem mais que a L'Oreal, a Dove e as empresas multi milhionárias por aí. =)

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page