top of page

Farmácia caseira: o que ter em casa

Ninguém precisa ter um arsenal de ingredientes naturebas carissimos e raros pra melhorar a qualidade e diminuir a quantidade de cosméticos em casa.

Existem produtos coringas e fáceis de encontrar que podem ajudar na sua busca por simplificar a vida.

Aqui vai a listinha do que não pode faltar aqui em casa.

Bicarbonato de Sódio : Pode ser usado como desodorante, para escovar o dente, para limpar a casa, para tirar cheiro da geladeira, para limpar prata, para limpar o cabelo (usado no lugar do shampoo) e misturado a hidrolatos para limpar o rosto. Ufa! Incrível!

Vinagre de maçã : outro indispensável para limpeza do cabelo (amacia, dá brilho e condiiona), ótimo tônico para o rosto, ótimo para complementar a limpeza intima. Tira cheiro das axilas. Idealmente 50% do produto.

Hidrolatos : Carregam incríveis propriedades (parecidas com as dos seus respectivos óleos essenciais ), limpam, tonificam e refrescam a pele do rosto. Podem ser usados puros ou misturados. Exemplos ótimos são a água de rosas e água de flor de laranjeira que normalmente se encontra em casas de produtos árabes.

Glicerina : Um amaciante leve para seus produtos. Devem ser usados com concentração até 10% do produto.

Própolis : Cicatrizante, bactericida, fungicida e antibiótico. Bom para qualquer ferimento, espinha. Pode ser usado puro ou misturado. (Não é próprio para ser usado por veganos)

Mel: Um ótimo substituto ao sabonete facial. Hidrata, amacia e limpa a pele. Mostrei como eu lavo o rosto aqui nesse post.

Café: meu esfoliante favorito! Tanto para o corpo quanto para o rosto. Uso com mel e óleos vegetais como mostro nesse post e nesse vídeo aqui.

Óleos vegetais : falei nesse post aqui de alguns. Servem para amaciar, proteger, hidratar e nutrir a pele. Tenha em casa sempre pelo menos azeite e algum mais leve para o rosto. Sugiro cártamo, jojoba, semente de uva. Podem ser usados como demaquilante, hidratantes, e para limpeza do corpo e rosto.

Óleos essenciais : Lavanda, Alecrim, Hortelã, Laranja doce, Sândalo, Tea tree são alguns dos óleos essenciais ótimos e super versáteis para ter em casa. Apenas a lavanda pode ser usada diretamente sobre a pele, em circunstancias especiais (como uma queimadura recente), normalmente precisam ser diluídos em óleos vegetais carreadores. Cada óleo essencial tem propriedades diferentes. Procure (aqui no blog ou outras fontes) mais informações sobre cada um deles.

A lista de produtos naturais maravilhosos que podemos usar (e amar) é muito maior que esta. Aqui só coloquei aqueles mais simples, fáceis e descomplicados para inspirar quem precisa de inspiração e lembrar que nosso poder de escolha é bem mais poderoso do que parece.

Beijos macios e doces!

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page