top of page

Embalagem

Você sabia que a embalagem de um cosmético convencional é normalmente muito mais cara do que os ingredientes que tem dentro? Pois é! Ela pode variar entre aproximadamente 5% a até 20% do preço final do produto. (Em alguns casos pode ser até maior).

As empresas perceberam que compramos cosméticos principalmente pelo cheiro e pela embalagem. E repete a compra se o sensorial do produto é bom. Ou seja, usamos muito bem nossos sentidos do olfato, visão e tato na hora de escolher os cosméticos que usamos.

O problema é que as grandes coorporações sabem disso e se utilizam desta nossa "fraqueza" pra vender maior quantidade (e pior qualidade, muitas vezes).

O investimento em embalagens próprias, diferentes, muito luxuosas, e etc é em geral muito maior do que a pesquisa por ingredientes incríveis, mais saudáveis, de origem bacana, e com uma cadeia produtiva limpa e justa. Pouco se pensa nisso quando o objetivo é vender em quantidade absurda, como se faz.

E mesmo as marcas mais naturais, pouco tem feito para reduzir a quantidade de lixo de embalagem que produzimos. Você já pensou em quanto plástico, papel são gastos por causa do uso cosmético. São bisnagas, frascos, caixas externas, bulas... Usamos sabonete, shampoo, condicionador, cremes, pastas de dentes todo dia!

E raramente as embalagens desses produtos podem ser reproveitadas.

É caro produzir uma embalagem de plástico. É carissimo pro planeta, principalmente.

Além de custoso, é muito lixo que produzimos por causa de embalagens que são descartadas.

É tudo muito ruim mas..... como fazer pra diminuir a pegada?

Algumas coisas podem ser "otimizadas", digamos assim.

Prefira embalagens de vidro - vidro é mais fácil de reutilzar.

Faça seus cosméticos - e use embalagens de vidro reutilizáveis. Pasta de dentes, demaquilantes, tônicos, cremes, perfumes e quase todos os cosméticos podem ser maravilhosamente feitos em casa.

Prefira sabonetes em barras - evita-se um monte de frascos plásticos jogadas no lixo.

Prefira embalagens em tamanho maior - assim a gente reduz a frequência e a quantidade do lixo, além de economizar.

Diminua o número de cosméticos e produtos de "beleza" - posso te garantir que você precisa de muito menos do que você tem em casa pra ficar bonita, saudável e principalmente feliz. Lembre-se que grandes corporações só querem vender, eles não se importam com o planeta e nem em otimizar seus produtos para que sejam mais multi-usos, embora a maioria poderia ser. Compre menos e seja mais exigente. É muito mais bacana do que parece. E depois que a gente acostuma as coisas ficam muito mais divertidas.

Reutilize! - a chave pra gente reduzir a quantidade de lixo não é necessariamente reciclagem, pois reciclar ainda é um processo caro, e que utiliza muitos recursos naturais. Obvio que reciclar é muito melhor do que não-reciclar, mas ainda é pouco. Reutilizar é uma idéia muito mais interessante e respeitosa com o nosso planeta.

"É impressionante que a sociedade tenha chegado à um ponto onde o esforço necessário pra extrair pretróleo, mandar até uma refinaria, tranformar o petróleo em plástico, moldá-lo, transportar para uma loja, comprar e trazer pra casa, seja considerado menos esforço do que simplesmente lavar uma colher quando acabar de usá-la." (tradução minha)

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page