top of page

To sempre do lado dos corais


Meu ultimo dia  do ano em Ipanema.

Saiu na Trip, e no The Guardian inglês o que venho falando em cursos, aulas e afins: o uso de filtro solar indiscriminadamente é um problema ambiental. Sério. Nesse caso, um ingrediente em particular: Oxybenzone é o principal responsável por isso. Mas não é só ele e não é só fitro solar, outros produtos de higiene pessoal e limpeza também contém ingreientes tóxicos, seja pra nós, pros corais ou outras formas e vida.

Acontece que com os protetores isso é bastante documentado e relativamente fácil de medir, já que há casos notórios de mortandade de peixes, e efeitos nocivos em corais que foram estudados e medidos.

É sempre bom lembrar que a gente depende dos corais bem mais do que pensamos. A vida sobre esse planeta depende dele e da enorme quantidade de vida que vive nele. Corais são as florestas amazônicas do mar. Sintetizando boa parte de CO2 que produzimos sem parar.

É muito grave que os produtos que a gente usa sobre a pele e que a gente ingere, quando não estão mais na gente vão direto pra ele. Sem filtro. Se a gente não escolhe bem, a gente está envenenando tudo, nós, o oceano, e o planeta todo.

No verão esse alerta é ainda mais necessário.

Purpurina, protetores solar, cremes, produtos de higiene e limpeza, lixo na praia, plásticos, micro plásticos, flores...

tudo é nocivo. Tudo isso precisa ser bastante reduzido.

Pra mim, definitivamente não importa se é saudável, e não é tóxico pro nosso corpo, se o impacto no ambiente é destrutivo, já justifica sua proíbição imediata e irrestrita. Porque se você me perguntar.... Eu vou estar sempre SEMPRE do lado dos corais!

Aqui mais sobre purpurina.

Referencias:

Danovaro, R. et al. Environ. Health Perspect. doi:10.1289/ehp.10966 (2008).

Lohr, J., Munn, C. B. & Wilson, W. H. Appl. Environ. Microbiol. 73, 2976-2981 (2007)

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page